Texto de Alexandre de Sousa via Facebook (Link) – comentem ao final o que vocês acham a respeito.

Resumo óbvio: tem mais gente no mundo do que bitcoins (inteiros) disponíveis.

Resumo não tão óbvio assim: hoje vc tem a oportunidade de ter mais bitcoins do que a maioria dos indivíduos mais ricos do mundo jamais terá.

O Bitcoin foi projetado para ter um limite máximo de 21 milhões de unidades. Neste momento, um pouco mais de 16,5 milhões já foram emitidos [1]. Logo, o número máximo de pessoas com saldo maior ou igual a 1 bitcoin que poderia existir no momento é de aproximadamente 16,5 milhões.

Claro que o número de pessoas com saldo a partir de 1 bitcoin é muito menor que 16,5 milhões. Afinal, existem carteiras que acumulam dezenas, centenas e até milhares de bitcoins. Além disso, parte dos bitcoins emitidos não estão mais disponíveis, devido a perda das chaves privadas dos endereços em que estão armazenados.

Uma pesquisa realizada em junho de 2014 [2] fez a estimativa de quantos bitcoins estão fora de circulação. A conclusão foi de que 27% dos 12,9 milhões de bitcoins emitidos até aquela data eram “zumbis”. Provavelmente esse número aumentou, mas sendo conservador e considerando apenas os 3,5 milhões de bitcoins inativos de 2014, são apenas 13 milhões de bitcoins “em atividade” atualmente.

Então, mesmo numa hipótese extremista de todas as unidades de bitcoins estarem distribuídas igualmente para o maior número possível de pessoas, ter o saldo de pelo menos 1 bitcoin na carteira seria matematicamente impossível para um número superior a 13 milhões de pessoas (menos de 0.2% da população mundial).

Mas esse mercado não é tão numeroso assim. Segundo um estudo publicado recentemente [3], o número de pessoas usuárias de criptomoedas está estimado em 3 milhões a 6 milhões de pessoas. Seriam 6 milhões de pessoas para 13 milhões de bitcoins, uma relação de mais de 2 bitcoins por pessoa. Ou seja, o muro ainda está baixo. Basta olhar o preço atual do bitcoin para perceber que juntar 1 bitcoin ainda está ao alcance do trabalhador médio, mesmo que isso exija certo esforço de poupança.

Essa oportunidade deverá continuar enquanto outra parcela de milhões de pessoas, principalmente aquelas que são as mais ricas do mundo, não despertarem para a importância dos bitcoins como reserva de valor.

Quantos milionários existem no mundo? A contagem dos que tem mais de um milhão dólares depende da metodologia de quem conta, pois são diferentes critérios sobre o patrimônio que pode ser somado [4]. Por exemplo, o relatório da Capgemini e a RBC Wealth Management fala em 14,6 milhões [5], o da Boston Consulting Group diz 18 milhões [6] e o da Credit Suisse traz 33 milhões de milionários no mundo [7].

Embora não se tenha consenso sobre esses números, de uma coisa podemos ter certeza: NÃO HÁ 1 BITCOIN INTEIRO PARA TODOS OS MILIONÁRIOS. E NÃO HÁ NADA QUE A FORTUNA DELES POSSA FAZER PARA MUDAR ISSO.

O passar dos anos só deixa a situação ainda mais interessante. Além do limite de 21 milhões de bitcoins, a população tende a crescer (a ONU projeta mais 1 bilhão de pessoas até 2030)[8] e o número de milionários também (o Credit Suisse projeta mais 12 milhões até 2021)[9]. Ou seja, serão mais pessoas e mais riquezas disputando um número escasso de bitcoins.

A soma do patrimônio de todos esses milionários, pelo relatório do Credit Suisse, é de 116,6 trilhões de dólares. Bastaria 1% dessa riqueza para fazer um mercado de ~1,24 trilhões de dólares, o que elevaria o preço do bitcoin para um valor entre 64 mil e 72 mil dólares até 2024. E, definitivamente, essa não é a mais otimista das previsões[10].

Então, não se esqueça disso: acumular 1 bitcoin só está ao alcance de, no máximo, 0,2% da população mundial e, mesmo se considerarmos apenas os milionários, somente uma parte deles poderá ostentar esse saldo.

Por isso, BUY and HOLD (compre e mantenha guardado), nem que seja 1 (um) único “mísero” bitcoin.

 

[1] https://blockchain.info/pt/charts/total-bitcoins
[2] https://letstalkbitcoin.com/…/p…/rise-of-the-zombie-bitcoins
[3] https://www.jbs.cam.ac.uk/…/publica…/global-cryptocurrency/…
[4] https://www.cnbc.com/…/how-many-millionaires-in-the-world-i…
[5] https://www.br.capgemini.com/…/brasil-tem-reducao-de-64-no-…
[6] http://image-src.bcg.com/…/BCG-Transforming-the-Client-Expe…
[7] https://www.credit-suisse.com/…/the-global-wealth-report-20…
[8] http://www.un.org/…/world-population-projected-to-reach-9-…/
[9] http://publications.credit-suisse.com/…/ren…/file/index.cfm… (pág 41)
[10] http://bit.ly/boladecristalbtc

 

Ver: Gráfico Bola de Cristal BTC